Se você é brasileiro e quer trabalhar nos Estados Unidos, sabe que um diploma universitário internacional precisa ser validado para que você possa tirar a sua licença de classe americana e trabalhar em território americano.
Assim como funciona no Brasil, a revalidação de diplomas precisa ser feita em universidades que possuem equivalência de créditos cursados no Brasil ou no exterior. Existem diferenças entre os sistemas de educação do Brasil e dos Estados Unidos, e talvez você precise cursar créditos adicionais para validar seu diploma brasileiro nos Estados Unidos.
Psicologia
A psicologia clínica nos Estados Unidos, por exemplo, só pode ser praticada por aqueles que possuem doutorado (pós graduação stricto sensu) em psicologia clínica. Caso um psicólogo possua apenas o graduate em psicologia, ou mestrado e doutorado em outras áreas da psicologia que não sejam a clínica, ele não poderá obter uma licença de psicólogo clínico nos Estados Unidos.
Se você é um psicólogo brasileiro e possui doutorado em psicologia clínica, validar seu diploma nos Estados Unidos e obter um Green Card pode ser um excelente movimento para a sua carreira, dado que o salário anual médio de um psicólogo clínico nos Estados Unidos é de 99 mil dólares de acordo com o US Census Bureau (Departamento do Censo dos Estados Unidos).
Para validar o seu diploma de psicólogo nos Estados Unidos, você precisa encontrar uma universidade credenciada pela American Psychological Association (APA). Essa é a maior associação de classe para os psicólogos nos EUA. Mas, para tirar a sua licença para atuar como psicólogo clínico, você deverá contactar o State Board of Psychology (Conselho de Psicologia) do estado americano em que deseja trabalhar.
Na Flórida, um estado muito querido por brasileiros, o Conselho de Psicologia exige a comprovação da obtenção do título de doutor em uma instituição credenciada pela APA ou o equivalente em uma instituição de ensino no exterior; além da comprovação dos estudos pré-doutorado do aplicante.
Medicina
A carreira médica com certeza está entre as mais lucrativas para profissionais que desejam uma carreira em dólar nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Censo dos Estados Unidos, o salário médio de um cardiologista é de cerca de 422 mil dólares por ano, e as outras especialidades não ficam atrás: a média salarial de todas as especialidades é de 238 mil dólares anuais.
Para validar seu diploma de médico nos Estados Unidos, você precisará ser aprovado no United States Medical Licensing Examination (USMLE), que é aplicado pelas organizações Federation of State Medical Boards (FSMB) e National Board of Medical Examiners (NBME).
Esse exame possui três etapas (Step 1, Step 2 e Step 3), e nelas são avaliadas as competências de conceitos básicos da prática médica, e competências clínicas e teóricas para a prática da medicina sem supervisão de outros médicos.
Odontologia
Os dentistas brasileiros são reconhecidos por sua alta qualificação: as universidades brasileiras USP, UNESP e Unicamp estão entre as 5 melhores escolas de odontologia do mundo de acordo com a Center for World University Rankings (CWUR). A remuneração para dentistas na América também é atrativa: 172 mil dólares anuais de acordo com o US Census Bureau of Labor Statistics.
Para atuar como dentista nos Estados Unidos é necessário que você seja aprovado nos exames exigidos pelo Conselho Estadual de Odontologia do estado em que você deseja trabalhar.
Cada estado possui exigências diferentes, mas é certo que você precisará comprovar a sua proficiência em inglês através do exame TOEFL, e a sua competência profissional realizando o Integrated National Board Dental Examination (INBDE). Esse exame é exigido para qualquer profissional que tenha a intenção de praticar a odontologia nos EUA, incluindo os estudantes americanos.
Alguns estados, como a Flórida, Carolina do Norte, Virgínia, Califórnia e Utah, também exigem a aprovação no exame da American Board of Dental Examiners (ADEX) para a obtenção da licença profissional.
A sua profissão está em alta nos Estados Unidos!
Se você possui as qualificações necessárias para atuar como médico, dentista ou psicólogo nos Estados Unidos, há escassez destes profissionais em território americano! Isso valoriza muito a sua expertise como profissional.
Não se esqueça de que você só poderá atuar profissionalmente nos EUA a partir da obtenção de sua licença profissional no país e da obtenção de um Green Card (necessário para qualquer profissional que deseje trabalhar e residir permanentemente nos Estados Unidos).
Quer saber se você é elegível para um Green Card?
A sua carreira pode ser um passaporte para a América.
Quer saber se você é elegível para um Green Card?
Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.