Se você é brasileiro e quer imigrar para os Estados, você não é o único: mais de 23 mil brasileiros conseguiram seus Green Cards em 2022, um número recorde na série histórica.
E a maioria desses migrantes — diferentemente do que ocorria outrora — não abandonam mais as suas carreiras em busca do sonho americano, mas usam suas carreiras como passaporte para a América.
Como validar o seu diploma de contabilidade nos EUA
Se você é bacharel em contabilidade no Brasil, você deverá validar o seu diploma nos Estados Unidos através do FACS (Foreign Academic Credentials Service). Essa instituição realiza o serviço de equivalência de diplomas de contabilidade internacionais nos Estados Unidos.
O que não é possível obter de maneira imediata é a licença para atuar como CPA (Certified Public Accountant). Essa licença é similar à licença do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) existente no Brasil.
Salários
De acordo com o US Bureau of Labor Statistics o salário médio anual de um contador nos Estados Unidos é de 86 mil dólares. Estes são os estados com os melhores salários médios anuais para contadores nos Estados Unidos:
- Distrito de Columbia: 110 mil dólares.
- Nova Iorque: 110 mil dólares.
- Nova Jersey: 102 mil dólares.
- Califórnia: 96 mil dólares.
CPA: Certified Public Accountant
Para tirar a sua licença CPA você precisará preencher os requisitos exigidos pelo conselho de contabilidade do estado em que você deseja residir e praticar a contabilidade. Todos os conselhos de contabilidade estaduais americanos estão registrados no NASBA (National Association of State Boards of Accountancy).
Cada estado possui as suas particularidades, mas todos eles exigirão a aprovação no exame CPA e a proficiência em inglês.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade do Brasil, o exame para CPA garante que os futuros contadores em território americano tenham os conhecimentos e as habilidades básicas que são necessários para a proteção do interesse público.
Vale lembrar que a aprovação nesses exames valida a sua licença profissional de contador nos Estados Unidos, mas para receber a autorização para morar e trabalhar permanentemente nos EUA em qualquer carreira, você precisará obter o seu Green Card junto à imigração americana.
Visto EB-1 e EB-2
Através do Immigration Act, sancionado em 1990, foram criados os vistos de trabalho EB-1 e EB-2, que facilitam a migração de profissionais qualificados de todo o mundo para os Estados Unidos. Esses profissionais utilizam seus currículos como passaportes para a América.
O visto EB-1 abrange apenas os profissionais com habilidades extraordinárias e com reconhecimento internacional em suas áreas, e é por isso que a maioria dos profissionais qualificados é elegível dentro dos critérios da categoria de visto EB-2.
Visto EB-2: requisitos
Se você é bacharel, possui mais de cinco anos de experiência em sua profissão, e habilidades excepcionais em sua área de atuação, você pode ser elegível para um Green Card na categoria EB-2.
E, nesta categoria de visto, caso você seja aprovado, seu cônjuge e seus filhos menores de 21 anos também serão contemplados com seus respectivos Green Cards.
Tudo isso sem precisar de uma oferta de emprego prévia nos Estados Unidos.
América: o destino ideal para sua família
Não importa se você quer valorizar a sua trajetória profissional, receber sua remuneração em dólar, se mudar permanentemente do Brasil, ou garantir um futuro estável e próspero para você e seus filhos: a América é o destino ideal para você!
Sou elegível para um Green Card?
Quer saber se você é elegível para um Green Card?
Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.