Dois mil e vinte e dois foi um ano excelente para brasileiros nos Estados Unidos: mais de 23 mil cidadãos do Brasil conquistaram seus Green Cards no ano passado.
Ao contrário do que ocorria no passado – quando muitos brasileiros abandonavam suas carreiras em busca do sonho americano – hoje é possível que uma pessoa consiga um Green Card exatamente através de sua experiência e habilidades profissionais.
E você, que é fisioterapeuta, pode aproveitar essa oportunidade! Os Estados Unidos possuem um mercado com excelentes remunerações para profissionais da saúde, que são essenciais para a manutenção do bem-estar e do desenvolvimento da sociedade americana.
Salários
De acordo com o US Bureau of Labor Statistics, o salário médio anual para um fisioterapeuta nos Estados Unidos é de 97 mil dólares.
Também de acordo com o governo americano, essas são as médias salariais anuais para fisioterapeutas em diferentes estados dos EUA:
- Califórnia: 114 mil dólares.
- Nevada: 105 mil dólares.
- Nova Jersey: 105 mil dólares.
- Alasca: 104 mil dólares.
- Connecticut: 103 mil dólares.
Como validar seu diploma de fisioterapeuta nos EUA
Para validar o seu diploma de fisioterapeuta nos Estados Unidos você precisará entrar em contato com a Foreign Credentialing Commission on Physical Therapy (FCCPT) e demonstrar que você preenche os requisitos necessários para ser fisioterapeuta nos EUA. Dentre estes requisitos estão um diploma de bacharel em fisioterapia, o registro para atuar como fisioterapeuta em seu país de origem e a aprovação no exame TOEFL (proficiência na língua inglesa).
Cumprindo todos os requisitos necessários o candidato estará apto para realizar o exame National Physical Therapy Examination (NPTE), que é realizado por todos aqueles que desejam obter uma licença de fisioterapeuta nos Estados Unidos.
Os conselhos estaduais de fisioterapia concedem as licenças profissionais para aqueles que são aprovados nos exames, mas é o governo americano que dá a permissão para que estrangeiros possam trabalhar e residir permanentemente nos Estados Unidos através de vistos de imigração. Como fisioterapeuta, você pode ser elegível para um visto nas categorias EB-1 e EB-2.
Visto EB-1 e EB-2
Os vistos de categoria EB-1 e EB-2 foram criados com a sanção do Immigration Act em 1990. Essa lei, elaborada pelo congresso americano, visou facilitar a imigração de profissionais qualificados de todo o mundo para os EUA, a fim de promover o progresso econômico, social, ambiental, científico e acadêmico dos Estados Unidos.
E nestas categorias de vistos (EB-1 e EB-2) o governo americano dispensa a necessidade de uma oferta de emprego prévia para o candidato elegível. Na prática isso quer dizer que profissionais elegíveis para estas categorias de Green Card utilizam suas carreiras como passaporte para a América.
Você, que é fisioterapeuta no Brasil, também pode utilizar a sua expertise profissional para imigrar para os Estados Unidos.
Fisioterapia e atletas: um mercado em expansão
Se você faz parte da comissão técnica de um time profissional e ganhou prêmios internacionais como integrante desta comissão, você possui altas chances de aprovação em seu Green Card. Isso é possível porque prêmios internacionais nos esportes fazem parte da elegibilidade para Green Cards na categoria EB-1 e EB-2.
Visto EB-2 NIW
Se você é bacharel em fisioterapia, possui mais de cinco anos de experiência profissional e habilidades excepcionais ou extraordinárias em sua área de atuação, você pode ser elegível para um Green Card!
E, caso você seja aprovado para obter um Green Card por essa categoria de visto, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos também serão contemplados com seus respectivos Green Cards.
Tudo isso sem que você precise de uma oferta de emprego prévia nos Estados Unidos.
Como saber se sou elegível?
Quer saber se você é elegível para um Green Card?
Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.