Green Card EUA: conheça as oportunidades para pilotos brasileiros

Blog
Green Card EUA: conheça as oportunidades para pilotos brasileiros
green card EUA

Após a crise econômica causada pela pandemia da COVID-19, o setor de aviação civil americano está retomando seu crescimento e, consequentemente, abrindo as portas para a contratação de profissionais estrangeiros. E essa promissora retomada aumenta a possibilidade de concessão do Green Card EUA para pilotos de carreira da aviação civil brasileira. 

O otimismo se deve ao fato dessa mão de obra ser considerada estratégica para o país, mesmo não estando entre as preferências do jovem americano. Isso faz com que pilotos estrangeiros tenham maiores chances de ingressar na carreira, mediante um processo imigratório menos rígido.

Se você já pesquisou sobre como morar nos Estados Unidos, deve ter se deparado com o Green Card ou Cartão de Residência Permanente nos Estados Unidos

Neste artigo, vamos dar um panorama a respeito do Green Card EUA para pilotos de carreira da aviação civil. Além de saber o que é e qual sua função, você vai conhecer os benefícios e oportunidades para pilotos brasileiros.

Boa leitura!

O que é e para que serve o Green Card EUA?

O US Permanent Resident Card Green Card EUA — é o visto de residência permanente no país, que concede ao cidadão o direito de trabalhar e viver de forma legal em território norte-americano. Além disso, ele garante acesso à educação, assistência médica e outros benefícios oferecidos pelo governo.

O estrangeiro pode residir legalmente em território americano sem que isso afete sua nacionalidade de origem, ideal para quem pretende residir por lá. E caso tenha que se ausentar, não é permitido ficar mais de um ano fora dos EUA.

Vale ressaltar que esse tipo de visto é diferente dos outros, como o de estudante ou turista, por exemplo, que dão o direito de permanência por um período determinado.

Apesar do termo permanente, o cartão tem validade e precisa ser renovado a cada 10 anos. Outra particularidade é que não é possível votar ou ser candidato em eleições a cargos públicos.

Qual a diferença entre Green Card e cidadania americana?

Apesar de uma possível confusão, existem diferenças entre o Green Card e a cidadania americana. 

Veja a seguir o que é preciso para ser considerado um cidadão americano:

  1. Nascer nos Estados Unidos;
  2. Nascer fora do país, mas ser filho de norte-americanos (pai ou mãe);
  3. Ter pedido de naturalização concedido.

O processo de cidadania é mais complexo e de longa duração, sendo necessário permanecer nos EUA até a sua concessão. Também é preciso comprovar que morou legalmente no país por, pelo menos, cinco anos.

Já o Green Card EUA não é um pedido de naturalização. Ele consiste em um pedido de residência permanente. Ou seja, não é necessário ter cidadania para morar legalmente no país, basta ter o Green Card.

Quais são os benefícios do Green Card para pilotos de carreira da aviação civil?

A titularidade do Green Card EUA permite que o piloto viva no país, sem a necessidade de se reportar constantemente à Imigração Americana para manter sua condição legal.

Além da permanência legal, essa permissão facilita viagens e permite o patrocínio de parentes próximos que também desejam residir no país.

Com ela, o piloto também pode se qualificar para receber benefícios federais e previdenciários, desde a ajuda para cobrir custos de alimentação e assistência à infância até a cobertura de custos com cuidados médicos.

Como os pilotos brasileiros podem obter o Green Card EUA?

Se você pretende trabalhar como piloto de carreira na aviação civil americana, o primeiro passo é dar entrada no processo imigratório que leva, em média, um ano para ser concluído. 

Com base em suas competências profissionais, o piloto estrangeiro pode solicitar o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver), mesmo que não esteja necessariamente vinculado a uma vaga de trabalho.

Para tornar elegível o pedido desse visto, é necessário que o profissional tenha:

  1. Formação acadêmica superior;
  2. Experiência na área de atuação/formação;
  3. Licença profissional ou filiação a uma associação profissional.

Como ele atende pessoas que podem comprovar sua capacidade profissional, é um ótimo caminho migratório para quem pretende se tornar residente permanente.

É importante dizer que, para ter esse Green Card, é preciso ter a carteira americana de piloto (ATP Certificate). O mais indicado é que a prova para tirar a habilitação seja feita nos Estados Unidos.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os EUA vão permitir a entrada de pilotos brasileiros para treinamento nos Centros de Treinamento de Aviação Civil (CTACs). Os requisitos obrigatórios serão facilitados para quem tem o objetivo de obter ou renovar a habilitação desse tipo. Não haverá necessidade de quarentena prévia em terceiros países, por exemplo. 

Demanda de pilotos estrangeiros na aviação civil dos EUA

Assim como nos demais países, o setor de aviação brasileiro enfrentou fortes oscilações. Para se ter ideia, em 2020, a Latam demitiu mais de 2.500 profissionais, entre pilotos e comissários, de uma só vez. A análise do Sindicato Nacional dos Aeronautas – SNA aponta um corte equivalente a 38% do total de tripulantes.

Se o cenário por aqui ainda é de recuperação, a falta de pilotos de carreira nos Estados Unidos faz da aviação civil uma oportunidade para brasileiros que desejam imigrar.

Anualmente, um piloto de carreira ganha até 400 mil dólares, além dos incentivos do governo. Apesar disso, o número de horas e os altos custos das licenças e cursos preparatórios afastam muitos americanos da possibilidade de formação nessa área. 

É a lei da oferta e da procura. A aposentadoria obrigatória (prevista para daqui a poucos anos) também vai retirar do mercado um contingente de pilotos que devem parar ao atingir 65 anos de idade.

Benefícios oferecidos pelos EUA para pilotos de linhas comerciais?

O número de pilotos caiu 30% em 30 anos, e o resultado disso é a necessidade de obter mais profissionais qualificados nos EUA. Isso, somado ao alto número de profissionais estrangeiros desempregados, fez com que o governo discutisse a ampliação da imigração legal, aumentando as oportunidades para pilotos de linhas comerciais

Segundo o Correio Braziliense, algumas empresas (como a Qatar Airways) financiam os custos iniciais de formação para atrair jovens pilotos. E oferecem uma série de benefícios extras, como mensalidade escolar para os filhos.

Como solicitar NIE EUA?

De acordo com a Anac, o piloto brasileiro deverá requerer a autorização na Embaixada ou Consulado Americano, mesmo local onde obteve o visto B1 ou M1 — procedimento denominado National Interest Exception (NIE).

Nesta categoria, é preciso preencher alguns requisitos para ser elegível ao Green Card:

  1. Formação de piloto;
  2. Licença de piloto ligada a alguma aeronave comercial da Airbus ou Boeing;
  3. Experiência como piloto ou copiloto em alguma companhia aérea comercial entre 5 e 10 anos.

Caso já tenha o visto americano válido (tipo B1, B1/B2 ou M1), basta enviar um e-mail para o Consulado ou Embaixada dos EUA no Brasil — mesmo local onde o visto foi emitido — e solicitar a emissão do NIE.

Se ainda não tiver o B1 ou M1, envie um e-mail com o pedido de visto, a solicitação da emissão do NIE e uma entrevista de urgência. Neste caso, é preciso fazer uma entrevista presencial em uma das unidades consulares no Brasil.

Como a TS Immigration pode ajudar os pilotos de carreira da aviação civil?

Com segurança e experiência, conduzimos o seu processo de imigração e visto de residência. Você terá acesso a importantes orientações sobre os critérios exigidos pelo Serviço de Imigração dos EUA para a concessão do visto EB-2 NIW.

Sua capacidade profissional e experiência na aviação civil podem ser fatores decisivos no processo para o Green Card EUA. Venha descobrir como isso é possível.

Além de prestar assessoria para concessão de vistos e serviços legais, contamos com advogados qualificados na área tributária (habilitados nos Estados Unidos).

Nossos profissionais trabalham de acordo com a legislação americana, evitando encargos financeiros e legais por não-conformidades.

Conclusão

A falta de pilotos de carreira pode ser uma oportunidade para os profissionais que desejam imigrar e trabalhar na aviação civil americana. Imagine que você pode garantir o seu Green Card antes mesmo de conseguir uma oferta de trabalho por lá.

Se você é brasileiro e atua como piloto de carreira neste segmento, esta pode ser uma excelente oportunidade para atuar e viver novas experiências em outro país.

Green Card EUA

Até a próxima!

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
Saiba Mais