Imigrar para os Estados Unidos é um sonho de muitos brasileiros que procuram novas oportunidades profissionais e um país com excelente qualidade de vida e consumo.
Somente em 2022 o número de brasileiros que receberam o tão sonhado Green Card aumentou em 28%! Mais de 23 mil brasileiros fazem parte desta estatística, que é o maior fluxo já registrado pelo governo americano.
E, com a escassez de mão de obra qualificada nos Estados Unidos e a deterioração do ambiente econômico no Brasil, cada vez mais profissionais brasileiros querem garantir um bom salário em dólar.
Se você atua como psicólogo no Brasil, saiba que não somente a psicologia, mas diversas profissões da área de saúde possuem destaque e boa remuneração na América.
Praticar psicologia clínica nos EUA
Existem algumas diferenças entre os sistemas de educação americano e brasileiro. Os chamados undergraduate degrees americanos são o equivalente mais próximo das graduações brasileiras; e os graduate degrees são os cursos de pós-graduação americanos, equivalentes aos títulos de mestrado e doutorado no Brasil.
Para atuar na área clínica um psicólogo nos Estados Unidos precisa ter um graduate em psicologia clínica. A extensa qualificação necessária para ser um psicólogo clínico nos Estados Unidos faz com que esta profissão tenha, em média, salários anuais acima de cem mil dólares.
Como validar seu diploma de psicólogo clínico nos EUA
A American Psychological Association (APA) é a maior associação de psicologia dos Estados Unidos, mas não é ela que regula as licenças para a prática clínica no país.
Para que você atue como psicólogo nos Estados Unidos você precisa contactar o Conselho de Psicologia do estado que deseja residir (e trabalhar). Cada conselho possui diferentes exigências para a obtenção de uma licença de psicologia. Mas, de maneira geral, você precisará comprovar a obtenção do seu título de doutor em psicologia clínica.
Na Flórida – um estado muito visado por imigrantes brasileiros – o Board of Psychology exige a comprovação da obtenção do título de doutor em uma instituição credenciada pela APA ou o equivalente em uma instituição de ensino no exterior; além da comprovação dos estudos pré-doutorado do aplicante.
Finalmente, se você possui as exigências necessárias para trabalhar como psicólogo clínico nos Estados Unidos, é necessário que você tenha um Green Card, que é a autorização para residir permanentemente no país.
Além do consultório
O mercado de psicologia nos Estados Unidos também oferece oportunidades de carreira em pesquisa acadêmica, consultoria, políticas públicas e no mundo corporativo.
Os psicólogos também podem trabalhar em hospitais, escolas, universidades, empresas e organizações sem fins lucrativos. Logo, há oportunidades profissionais que precisam da sua expertise como psicólogo em áreas que vão além da prática clínica.
Estados e Cidades com melhores remunerações anuais
A média salarial anual de um psicólogo clínico nos Estados Unidos é de US$ 111,905, podendo chegar a mais de US$ 198,000 em localidades como Sacramento (Califórnia).
Confira algumas localidades com ótimas remunerações anuais:
- Nova Iorque (NY): US $114,456.
- San Diego (Califórnia): US $109,631.
- Salem (Oregon): US $110,972.
- Seattle (Washington): US $106,335.
- Naperville (Illinois): US $178,084.
A psicologia pode ser seu passaporte para os EUA!
Se você quer morar permanentemente nos EUA, ou busca melhores perspectivas para a sua carreira, ter um Green Card é uma excelente escolha para valorizar sua trajetória profissional.
O Green Card te dá a facilidade de poder atuar profissionalmente nos Estados Unidos (após a validação de sua licença profissional) e ganhar em dólar, mesmo que você atue eventualmente nos EUA e continue morando no Brasil. Além disso, um Green Card é uma porta aberta para a sua mudança permanente para uma vida mais segura, estável e próspera nos Estados Unidos.
EB-2 é o melhor caminho
Se você é um psicólogo com mais de cinco anos de experiência é provável que você seja elegível para se candidatar ao visto EB-2, que te dá o direito de morar e trabalhar nos EUA de maneira permanente.
Para isso, você precisa comprovar ter um diploma em sua área de atuação, experiência, reconhecimento na área, ou habilidades excepcionais na sua prática profissional.
A medicina não é a única profissão da saúde valorizada nos Estados Unidos: psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e dentistas possuem carreiras estáveis no mercado americano, dada a alta demanda por serviços de saúde em um mercado que é majoritariamente privado.
O sonho americano pode estar muito mais perto do que você pensa!
Quer saber se você é elegível para um Green Card? Preencha nosso formulário gratuitamente e entraremos em contato com você o mais breve possível.