Abrir e operar uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil. De acordo com o ranking Doing Business do Banco Mundial, o Brasil é o 124º país do mundo no quesito facilidade em fazer negócios, e o 138º no quesito abertura de empresas.
Já os Estados Unidos figuram em 6º e 55º lugar nos mesmos quesitos deste ranking. Um cenário muito mais amigável não só para o empreendedor mas também para todos os profissionais que desejam fazer negócios na América.
Se você é brasileiro e quer abrir uma empresa na Flórida, saiba que isto é possível – e que a Flórida é um estado pro-business, cujas taxas de impostos são em geral menores do que em outros estados amados por brasileiros, como a Califórnia e Nova Iorque.
Posso abrir uma empresa nos EUA?
Qualquer pessoa, independentemente de nacionalidade, pode abrir uma empresa nos Estados Unidos, desde que sejam cumpridas todas as regras estabelecidas pela Receita Federal e o Governo Federal dos Estados Unidos.
Tipos de Empresas mais comuns
Se você quer empreender nos Estados Unidos, precisará decidir qual é o tipo de empresa que deseja abrir. Segundo a IRS (Receita Federal Americana), esses são os tipos mais comuns de empresas nos EUA: Sole Proprietorships, Partnerships, Corporations, S Corporations e LLC (Limited Liability Company).
Cada uma delas possui diferentes características e também regimes tributários diversos, e você escolherá uma delas de acordo com as suas necessidades como empresário e de acordo com qual tipo de declaração de imposto de renda deseja fazer nos Estados Unidos.
Sole Proprietorships
Como o nome explicita, essa é uma sociedade composta por um único dono, e esse único dono é o responsável por todas as obrigações fiscais e tributárias dessa empresa. Esse tipo de empresa é de pequeno porte e pode ser comparada com a estrutura da MEI que existe no Brasil, e o seu proprietário reporta os lucros e prejuízos em sua própria declaração de imposto de renda.
Partnerships
A Partnership é uma estrutura empresarial de dois ou mais sócios, onde cada participante contribui com dinheiro ou habilidades, e recebe uma participação dos lucros e prejuízos do negócio de acordo com o seu percentual na empresa. Na Partnership não há tributação do Income Tax, mas cada proprietário da empresa declara os lucros e prejuízos em sua declaração como pessoa física para a Receita Federal Americana.
Corporations (C Corps)
A C-Corporation é o modelo de empresa padrão para capital aberto e privado. Esse tipo de empresa pode emitir ações e expandir seu capital por meio da venda destas. Logo, ela pode ser negociada em bolsas de valores e pode ter um número ilimitado de acionistas.
Corporations (S-Corps)
A S-Corporation também é um tipo de companhia de sociedade aberta similar à C-Corps, mas é limitada a 100 acionistas e, e esses acionistas precisam ser cidadãos americanos ou possuírem residência permanente nos Estados Unidos (Green Card).
LLC
A LLC (Limited Liability Company) é o tipo de empresa escolhida por muitos estrangeiros para ter uma holding nos Estados Unidos. Ela é uma companhia limitada, e permite aos sócios a proteção de seus respectivos patrimônios caso ocorra a eventual falência da empresa.
Oportunidades na Flórida
O Governo do Estado da Flórida não cobra imposto de renda estadual de seus residentes, o que é uma vantagem para todos que desejam empreender no estado. E LLCs, Sole Proprietorships e S-Corps também estão isentas da cobrança de imposto de renda estadual na Flórida.
O clima pro-business da Flórida faz com que muitos setores estejam em crescimento no estado: somente o setor de restaurantes gerou mais de 94 mil empregos nos últimos cinco anos, seguido do setor hospitalar (48 mil empregos), do setor de construção (40 mil empregos) e de clínicas médicas particulares (30 mil empregos).
Não são apenas imigrantes que desejam morar na Flórida: o US Census Bureau divulgou, no final de 2022, que a Flórida é o estado que mais cresce em população nos Estados Unidos – uma posição que o estado não atingia desde 1957!
Visto EB-5 e EB-2
Se você é brasileiro e quer abrir uma empresa na Flórida, o visto EB-5 permite a obtenção de um Green Card através de 900 mil dólares de investimento nos Estados Unidos.
Mas, investir nos Estados Unidos é uma das maneiras de se conseguir um Green Card, mas não é a única!
Mesmo que você possua o valor suficiente para conseguir um Green Card como investidor, você pode utilizar a sua expertise profissional para conseguir um visto pela categoria EB-2, e realizar uma imigração ainda menos custosa e mais vantajosa para os Estados Unidos.
Para obter um Green Card pela categoria EB-2, você precisa ter um diploma reconhecido, cinco anos de experiência profissional, e habilidades excepcionais ou extraordinárias no seu campo de atuação no Brasil.
Quer abrir a sua empresa nos Estados Unidos e obter o seu Green Card?
A TS Immigration pode te ajudar! Vamos tirar do papel o seu Sonho Americano?
Preencha nosso formulário que entraremos em contato com você.