Como funciona?
Se você é brasileiro e investe em empresas americanas, já sabe que, ao contrário do que ocorre no Brasil, os dividendos são tributados nos Estados Unidos. Essa é uma das peculiaridades do sistema tributário americano, que, mesmo assim, não deixa de ser atraente para aqueles que desejam dolarizar seus patrimônios ou mudar permanentemente para os EUA.
O percentual ou a isenção de taxa para dividendos nos EUA depende do tipo de dividendo a ser recebido: os chamados dividendos qualificados recebem menor tributação na fonte. E para que um dividendo seja classificado como qualificado, ele deve ser um dividendo ordinário pago por uma empresa americana ou estrangeira que opera nos EUA, e o recebedor deve ter mantido essas ações em carteira por pelo menos 60 dias antes da data ex-dividendo.
Se um dividendo não possui os critérios para ser classificado como qualificado, é um dividendo ordinário, e é taxado pela receita americana como outras fontes de renda, como salário e recebimentos de bônus.
Vale lembrar que a tributação de dividendos existe tanto nos EUA quanto na Europa, e não é esse tipo de entrave que deve fazer você desistir de uma imigração para a América.
Além disso, grandes empresas americanas, como Coca Cola e ExxonMobil, historicamente pagam bons dividendos. O mercado de ações americano também é mais estável do que o brasileiro por diversos fatores, como a maior estabilidade política e econômica da sociedade americana.
Investir nos Estados Unidos
Qualquer pessoa de qualquer nacionalidade pode abrir uma empresa nos EUA, desde que siga as regras da Receita Federal Americana e do governo americano. Se a sua intenção é investir nos Estados Unidos para adquirir o direito de morar permanentemente no país, o visto EB-5 pode ser o mais adequado para você.
O que é um visto EB-5?
Um visto EB-5 é a categoria de visto que permite ao portador e seu cônjuge e filhos menores de 21 anos a residência permanente nos Estados Unidos através de um investimento e criação de empregos em território americano.
Como ser elegível para um visto EB-5?
A imigração americana (United States Citizenship and Immigration Services – USCIS) exige que investidores e seus respectivos cônjuges e filhos menores de 21 anos cumpram os seguintes critérios para a elegibilidade: façam o investimento necessário em um negócio em território americano (ao menos 800 mil dólares); e planejem criar ao menos 10 empregos de período integral para trabalhadores americanos.
O visto EB-5 foi criado pelo Congresso americano em 1990 com a finalidade de incentivar o crescimento da economia americana e a criação de empregos nos Estados Unidos via investidores estrangeiros.
Quero abrir uma empresa nos EUA. Preciso de um visto EB-5?
Não necessariamente! O visto EB-5 é uma excelente maneira de conseguir um Green Card para você e sua família se vocês cumprirem todos os requisitos de elegibilidade.
Mas o visto EB-5 não é a única categoria de visto que um estrangeiro pode obter para residir permanentemente nos EUA nem para obter um Green Card.
O visto EB-2, por exemplo, exige que o requerente tenha um diploma reconhecido, pelo menos cinco anos de experiência profissional, e habilidades excepcionais em seu campo de atuação profissional. A maioria dos profissionais qualificados que imigra para os Estados Unidos se encaixa na categoria EB-2, pelo nível de exigência requerido para esse visto.
Qual é o melhor visto para mim?
Depende: cada caso é um caso! O escritório de imigração existe exatamente para descobrir se você é elegível e te ajudar a escrever o documento que será lido pela imigração americana para embasar seu pedido de visto, caso você seja elegível.
Também fazemos seu planejamento fiscal e tributário caso você consiga seu Green Card e realize a transferência de sua residência e patrimônio para os Estados Unidos.
Como saber se sou elegível?
Quer saber se você é elegível para obter um Green Card? Preencha nosso formulário gratuitamente e entraremos em contato com você o mais breve possível.