Abrir uma empresa nos Estados Unidos pode ser uma oportunidade interessante para investidores estrangeiros que buscam expandir seus negócios no mercado americano.
Sabemos que abrir uma empresa no Brasil é um processo burocrático e demorado.
Mas, e nos Estados Unidos?
Passo a passo de como abrir uma empresa nos EUA
Quem pode abrir uma empresa nos EUA?
Qualquer pessoa, independentemente da nacionalidade, pode abrir uma empresa legalmente nos Estados Unidos, desde que cumpra os requisitos legais e regulamentares corretos e tenha o status adequado de visto de trabalho ou autorização para trabalhar no país.
Para abrir uma empresa nos EUA, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade e um número de identificação fiscal (Tax ID) válido, que pode ser obtido através da solicitação de um Employer Identification Number (EIN) junto à Receita Federal dos Estados Unidos.
O Tax ID é usado por qualquer pessoa física para se identificar perante a Receita Federal dos Estados Unidos, se essa pessoa não possuir um Social Security Number (o que seria equivalente a um CPF nos EUA).
Além disso, é importante obter as licenças e autorizações necessárias para operar legalmente, ter um endereço físico nos EUA e uma conta bancária comercial em nome da empresa.
Tipos de empresas
O primeiro passo para abrir uma empresa nos EUA é decidir qual tipo de empresa você deseja abrir.
Os tipos mais comuns de empresas nos EUA são LLC (Limited Liability Company) e Corporações (C-Corp ou S-Corp).
A LLC é uma empresa que oferece proteção limitada aos sócios, enquanto as corporações oferecem proteção ilimitada aos acionistas.
Se você optar por uma LLC, saiba que os proprietários não são pessoalmente responsáveis pelas dívidas e obrigações legais da empresa. E é por isso que esse tipo de empresa é um dos mais utilizados pelas pessoas, pois o patrimônio dos donos fica a salvo de quaisquer problemas que a empresa possa vir a ter no futuro.
Agora, se você optar por uma C-Corp, esse tipo de empresa paga impostos sobre os lucros e depois os acionistas são tributados sobre os dividendos e ganhos de capital que recebem.
Já uma S-Corp é uma empresa tributada como empresa de passagem, e seus sócios recebem tributação como pessoas físicas em cima dos lucros e dividendos recebidos.
Escolha o estado em que deseja registrar sua empresa:
Depois de decidir o tipo de empresa, é hora de escolher o estado em que deseja registrar sua empresa.
A legislação americana é federalista e cada estado possui suas próprias regras em relação aos impostos e abertura de empresas.
Escolha um nome para sua empresa:
O nome da empresa é muito importante, pois é a marca registrada que a empresa usará para representar seus produtos ou serviços.
Você precisará verificar se o nome escolhido já não está sendo usado por outra empresa e, em seguida, registrar o nome no escritório de marcas e patentes dos EUA.
Obtenha o seu EIN (Employer Identification Number)
O EIN (Employer Identification Number) é o seu número de identificação fiscal perante a Receita Federal americana, que será necessário para abrir uma conta bancária e pagar impostos em território americano. Ele pode ser obtido por meio do site da Receita Federal dos EUA.
Registre sua empresa:
Depois de escolher o nome e obter o EIN, é hora de registrar a empresa. O registro deve ser feito no escritório da Secretaria de Estado do estado escolhido. De acordo com o estado que você escolher abrir sua empresa você precisará ou não pagar taxas adicionais.
Licença comercial e conta bancária
A maioria das empresas nos EUA precisa de uma licença comercial para operar legalmente. As leis e requisitos variam de acordo com o estado e o tipo de empresa.
Abrir uma conta bancária é o último passo importante, pois uma empresa estabelecida nos Estados Unidos precisa ter uma conta estabelecida em território americano. Essa conta pode ser aberta num banco nacional ou internacional, e é importante verificar se o banco oferece esse tipo de serviço para estrangeiros.
Investir nos EUA não é a única maneira de obter um Green Card
Se você quer migrar para os EUA, ou abrir uma empresa em solo americano, saiba que optar por um visto de investidor (EB-5) não é a única maneira viável para obter o seu Green Card.
Se você possui um diploma e mais de cinco anos de experiência na sua área, ou possui habilidades extraordinárias ou excepcionais em seu campo profissional, você pode ser elegível para um Green Card na categoria EB-2!
Profissões como medicina, engenharia, programação, enfermagem, psicologia e aeronauta estão em alta nos Estados Unidos!
Quer saber se você é elegível? Preencha o nosso formulário gratuitamente que entraremos em contato com você o mais breve possível.