Imigrar para os Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros. Esse sonho envolve vários benefícios, como oportunidades de emprego, acesso a serviços e benefícios sociais, uma economia forte e um ambiente seguro e estável para viver e criar uma família.
1,8 milhão de brasileiros nos EUA
Desde 2014 aumenta cada vez mais o número de brasileiros que imigram para os Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores calcula que há mais de 1,8 milhão de brasileiros vivendo em solo americano, um aumento de mais de 15% desde 2016.
Há várias portas que podem ser utilizadas para viver legalmente nos EUA, que vão desde o parentesco direto com um familiar americano ou portador de um Green Card, até uma oferta de emprego em território americano.
Quais são os tipos de Green Card?
A USCIS (The U.S. Citizenship and Immigration Services), que é a responsável por processar as aplicações de imigração e de naturalização em território americano, estabelece que existem oito categorias de elegibilidade para que você venha a receber um Green Card: Família, Emprego, Imigrante Especial, Refúgio ou Asilo Político, Vítimas de Tráfico Humano e Crimes, Vítimas de Abuso, Outras Categorias (como Cubanos), e Registro (se você vive nos EUA desde o ano de 1972 sem um Green Card).
Como várias dessas categorias são para situações especiais, as mais comuns para brasileiros que querem trabalhar e imigrar nos EUA são as de Família e Emprego.
Família e Emprego
Dentro dessas categorias, você é elegível para entrar com um processo para obter o seu Green Card via Status Familiar se for familiar em primeiro grau (como cônjuge, filho, ou irmão) de um cidadão americano.
Vistos baseados em empregos
Logo, se você não tem nenhum parente residindo legalmente em território americano, a opção mais adequada para você é tentar um Green Card via Empregabilidade (Employment-Based Immigration), ou seja, utilizando sua experiência profissional.
Como funciona um Green Card para Trabalhador Imigrante
Utilizando sua experiência profissional, você pode ser elegível para um Green Card da categoria EB-1 se: você possui habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou esportes; é um excelente pesquisador ou professor; é um gerente de uma multinacional ou um executivo que preenche certos requisitos.
EB-1 – O visto dos extraordinários
A categoria EB-1 é a de maior prioridade para trabalhadores imigrantes, e para comprovar a elegibilidade nesta categoria você deve comprovar que possui altas habilidades profissionais com provas materiais exigidas pela imigração americana.
EB-2 – Green Card para Profissões com alta demanda
Como o visto EB-1 exige habilidades extraordinárias, a maioria das pessoas utiliza a sua experiência profissional para obter um visto EB-2, que é o de segunda preferência para a imigração americana. Para obter um visto EB-2, você precisa comprovar que possui um diploma e experiência de cinco anos na sua área profissional, ou que possui habilidades excepcionais em ciências, artes, ou negócios.
Quais são essas profissões?
É nesta categoria que se encaixam a maioria dos profissionais que podem migrar e desenvolver sua carreira nos Estados Unidos, como médicos, engenheiros, programadores, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, e pilotos de avião. E mesmo se você já possui um familiar residindo legalmente nos EUA, é mais rápido conseguir a aprovação de seu Green Card via categoria EB-2 do que familiar, caso você possua as qualificações necessárias.
Você sabia que conseguir um Green Card pode ser mais fácil do que você pensa?
Se você possui uma dessas profissões e quer imigrar para os Estados Unidos, você pode ser elegível para um Green Card EB-2.
Green Card para a sua família
A vantagem dessa categoria de Green Card é que o seu cônjuge e seus filhos menores de 21 anos serão imediatamente contemplados caso você seja aprovado, podendo se mudar com toda a sua família para os Estados Unidos permanentemente.
Quer saber se você é elegível? Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você.