Como matricular meu filho em uma escola americana e quando começa o ano letivo

Blog
Como matricular meu filho em uma escola americana e quando começa o ano letivo

Imigrar para os Estados Unidos é um passo emocionante para as famílias, cheio de desafios e oportunidades. Para famílias com crianças, uma das principais preocupações é garantir uma transição suave do sistema educacional brasileiro para o sistema educacional americano.

Níveis do sistema educacional americano

O sistema educacional nos Estados Unidos é dividido em três níveis principais: ensino primário (elementary school), ensino fundamental (middle school ou junior high school) e ensino médio (high school). 

Documentação necessária

Assim como no Brasil, o processo de matrícula em uma escola americana geralmente exige documentação, incluindo certidão de nascimento, histórico escolar anterior, comprovante de residência e registros de vacinação.

Calendário Escolar nos EUA

O calendário escolar nos Estados Unidos pode variar muito de acordo com o estado e o distrito escolar. Mas, geralmente, o ano letivo se inicia em agosto ou setembro, e termina em maio ou junho. Essa é a maior diferença para o ano letivo escolar brasileiro, que sempre se inicia no começo de um novo ano. Ao escolher uma escola para seus filhos, familiarize-se com o calendário escolar do distrito escolar e da própria instituição. 

Escolas confessionais: seus valores respeitados

A liberdade educacional dos Estados Unidos permite que os próprios pais eduquem seus filhos em casa, ou em escolas religiosas que professam sua fé. Nos Estados Unidos há uma variedade enorme de escolas religiosas: são mais de cinco mil escolas católicas, três mil escolas evangélicas e cem escolas judaicas no país.

Além das escolas religiosas, a educação privada americana possui uma diversidade de escolas Montessori, Waldorf, e também de instituições para educação especial de jovens e adultos.

Cresce o número de brasileiros estudando nos Estados Unidos

De acordo com o National Center for Education Statistics (NCES), braço do Departamento de Educação dos Estados Unidos, há mais de 14 mil estudantes brasileiros em educação pós-secundária nos EUA, o dobro dos estudantes que havia no ano de 2006.

Preciso ser americano para matricular meu filho em uma escola nos Estados Unidos?

Para matricular seu filho em uma escola nos Estados Unidos, você precisará ser cidadão dos Estados Unidos ou possuir um visto de residência permanente (Green Card) que permita a você e sua família viver e trabalhar nos EUA.

Como conseguir a residência permanente nos Estados Unidos?

Há dois caminhos muito utilizados por outros estrangeiros e brasileiros para conseguir a residência permanente nos Estados Unidos: os vistos EB-2 e EB-5.

Visto EB-2 NIW e Visto de Investidor (EB-5)

Os dois vistos, (EB-2 NIW) e EB-5, (também chamado de Employment Fifth Preference (E5) levam o portador para um Green Card. E qual é a diferença entre eles?

No visto de categoria EB-2 NIW, o profissional usa a sua carreira de especialista como um passaporte de entrada para os Estados Unidos, comprovando que a sua expertise e habilidades são excepcionais e necessárias para o desenvolvimento e o progresso americanos. Esse é o famoso visto que permite o fenômeno da “fuga de cérebros”, e é assim que profissionais qualificados de todo o mundo e de diferentes áreas de atuação conseguem a residência permanente nos Estados Unidos.

Já no visto EB-5 ou E-5, é necessário realizar um investimento nos Estados Unidos para conseguir um Green Card. Ou seja, não importa qual seja o seu país de origem ou sua área de atuação, mas sim a sua capacidade de investir em uma empresa ou área estratégica nos Estados Unidos.

Qual visto é melhor para a minha família?

Quer saber se você é elegível para um Green Card e qual é a melhor categoria de visto para você e sua família?

Preencha nosso formulário e entraremos em contato o mais breve possível.

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
Saiba Mais