Logo TS Immigration
Blog
Como ser advogado nos Estados Unidos

Imigrar para os Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros. E esse sonho não é mais inacessível: mais de 23 mil brasileiros conseguiram seus Green Cards em 2022.

Com um perfil diferente dos imigrantes que outrora abandonavam suas carreiras para buscar o sonho americano, os brasileiros que agora migram para os Estados Unidos conseguem seus Green Cards utilizando exatamente suas experiências profissionais.

Se você é advogado e bacharel em direito, saiba que há como trabalhar como advogado nos Estados Unidos.

Como validar o seu diploma de direito nos EUA

Para ser advogado nos Estados Unidos, você precisará passar no Bar Exam, que é o exame que habilita o exercício da advocacia em território americano. Este exame é aplicado pela National Conference of Bar Examiners (NCBE). Mas o exame americano possui requisitos diferentes do brasileiro, e um diploma de direito não habilita um candidato para a realização do exame.

Cada estado possui critérios diferentes, mas os dois principais requisitos para que você possa realizar o Bar Exam e praticar a advocacia nos Estados Unidos são, além de um diploma de bacharel, o título de JD (Juris Doctor) ou de LLM (Legum Magister). 

O título de Juris Doctor seria o equivalente ao doutorado em direito, mas realizado em uma universidade americana ou em uma universidade com títulos reconhecidos em território americano. Já o LLM é um título que equivale a um mestrado em direito, ou seja, se você possui um LLM, muito provavelmente você conseguirá cumprir os requisitos para realizar o exame da ordem em muitos estados americanos.

A maior diferença do exame de ordem americano para o brasileiro é que o americano é estadual, e você conseguirá a sua licença como advogado para exercer a advocacia naquele estado em que prestou o exame e cumpre os requisitos necessários que o State Bar exige. 

Mas não se esqueça: uma licença de advogado nos Estados Unidos te dá o direito de ser advogado nos EUA — mas você precisa da autorização do governo e da imigração americana para residir e trabalhar nos EUA em qualquer profissão. 

Para obter a autorização de residir e trabalhar nos Estados Unidos, você precisaria ser cidadão americano, ou obter um visto de trabalho americano, ou um visto de residência permanente, tão conhecido como Green Card.

Visto EB-1 e EB-2

Através do Immigration Act, sancionado em 1990, foram criados os vistos de trabalho EB-1 e EB-2, que facilitam a migração de profissionais qualificados de todo o mundo para os Estados Unidos. Esses profissionais imigram utilizando seus currículos como porta de entrada para a América. 

O visto EB-1 abrange apenas os profissionais com habilidades extraordinárias e com reconhecimento internacional em suas áreas, e é por isso que a maioria dos profissionais qualificados é elegível dentro dos critérios da categoria de visto EB-2.

Visto EB-2: requisitos

Se você é bacharel, possui mais de cinco anos de experiência em sua profissão, e habilidades excepcionais em sua área de atuação, você pode ser elegível para um Green Card na categoria EB-2.

E, nesta categoria de visto, caso você seja aprovado, seu cônjuge e seus filhos menores de 21 anos também serão contemplados com seus respectivos Green Cards.

Tudo isso sem precisar de uma oferta de emprego prévia nos Estados Unidos.

Sou elegível para um Green Card?

Quer saber se você é elegível para um Green Card?

Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).