Blog
Como ser Arquiteto nos EUA

Se você é arquiteto no Brasil e quer imigrar para os Estados Unidos, saiba que existe a possibilidade de realizar o sonho americano através de sua profissão. Os Estados Unidos precisam de profissionais qualificados, e por isso o governo americano criou categorias de vistos especiais para aqueles que podem contribuir para o progresso econômico, financeiro, artístico e social dos Estados Unidos.

Quanto ganha um arquiteto nos EUA?

De acordo com o US Bureau of Labor Statistics, o salário médio de um arquiteto nos Estados Unidos é de 96 mil dólares anuais. E os estados com os maiores salários médios anuais para arquitetos nos EUA são: Califórnia (112 mil dólares), Nevada (108 mil dólares), Nova Jersey (107 mil dólares), Massachusetts (106 mil dólares) e Distrito da Colúmbia (116 mil dólares). 

Os setores que melhor remuneram os arquitetos nos Estados Unidos, também de acordo com  o US Bureau of Labor Statistics, são o de obras governamentais (105 mil dólares anuais) e de construção não-residencial (97 mil dólares anuais).

Como validar seu diploma de arquitetura nos Estados Unidos

De maneira diferente do que ocorre no Brasil, não há uma licença nacional única para a arquitetura (e muitas outras profissões) nos Estados Unidos. Cada estado possui o seu conselho estadual, que concede, registra e regulamenta licenças profissionais. Para o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB), cada conselho é  responsável por regular a prática da arquitetura dentro de suas fronteiras e proteger a saúde pública, a segurança e o bem-estar de suas populações. 

Para conseguir uma licença de arquitetura nos EUA, um arquiteto estrangeiro deverá:

  • Obter um diploma estrangeiro que o qualifique como arquiteto, e ter esse diploma reconhecido e avaliado pela The National Architectural Accrediting Board (NAAB).
  • Obter experiência de no mínimo 3740 horas como arquiteto nos Estados Unidos ou apresentar provas desta experiência no exterior.
  • Obter a aprovação no exame The Architect Registration Examination® (ARE®). Este exame é exigido por todos os conselhos de arquitetura americanos para testar a proficiência do candidato em áreas da arquitetura em temas técnicos e relacionados à saúde, segurança e bem-estar do público. 

Vale a pena ressaltar que uma licença profissional te permite exercer sua profissão nos Estados Unidos, mas a autorização para residir e trabalhar (exercendo qualquer profissão) em território americano é dada pela imigração americana. E para residir permanentemente e trabalhar nos Estados Unidos, você precisa de um Green Card.

Mas como conseguir um Green Card? 

Sua carreira pode ser seu passaporte para a América!

Muitas carreiras estão em alta nos Estados Unidos. A escassez de profissionais americanos e a necessidade de pessoas qualificadas em diferentes áreas (saúde, engenharia, construção, negócios, aviação, ciências, esportes e artes) fazem dos Estados Unidos o país que mais atrai talentos no mundo todo.

O fenômeno da “fuga de cérebros” é cada vez maior: mais de 20 mil brasileiros conseguiram seus Green Cards em 2022, um número recorde da série histórica brasileira.

E isso ocorre porque o governo americano criou, através do Immigration Act (1990), os vistos de categoria EB-1 a EB-5. Essas categorias de visto permitem que trabalhadores qualificados de todo o mundo consigam suas residências permanentes nos EUA (Green Cards) utilizando suas experiências profissionais.

E quais são as principais exigências para conseguir um Green Card de categoria EB-2 NIW, o visto mais requisitado por esses profissionais?

Visto EB-2 NIW: Requisitos

Se você é arquiteto, possui mais de cinco anos de experiência profissional e habilidades excepcionais ou extraordinárias em sua área de atuação, você pode ser elegível para um Green Card

O reconhecimento de suas habilidades excepcionais ou extraordinárias se dá por meio da qualidade de seu currículo, prêmios e realizações em sua carreira como arquiteto, no Brasil e/ou no exterior. 

E, caso você seja aprovado para obter um Green Card por essa categoria de visto, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos também serão contemplados com seus respectivos Green Cards.

Tudo isso sem que você precise de uma oferta de emprego prévia nos Estados Unidos. 

Sou elegível para um Green Card?

Quer saber se você é elegível para um Green Card? Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível. 

Acesse também o nosso blog para mais conteúdos sobre imigração.

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
Saiba Mais