Blog
Visto EB-3: Como funciona

Se você quer se mudar para os Estados Unidos permanentemente e já pesquisou sobre imigração para a América, com certeza já ouviu falar sobre os vistos EB-3,  EB-2 e EB-1. Nesse texto vamos explorar quais são as diferenças entre estes vistos americanos e qual é a elegibilidade para cada tipo de visto.

O Visto EB-1 é a categoria de visto destinada para aqueles profissionais que são destaques nacionais ou internacionais em suas respectivas áreas de atuação. O profissional que requer um visto americano pela categoria EB-1 deve comprovar ter habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou esportes via reconhecimento, premiações e associações de classe; ou ser um professor ou pesquisador acadêmico de destaque. 

Por exemplo, profissionais como jogadores de futebol reconhecidos internacionalmente ou professores universitários que são membros convidados de associações de classe podem ser elegíveis ao visto americano pela categoria EB-1.

A categoria EB-2 é, naturalmente, a de segunda preferência. Para pleitear um visto americano nessa categoria, um profissional deve comprovar que possui um diploma e habilidades excepcionais em sua área, e pelo menos 5 anos de experiência de trabalho. Por possuir uma menor exigência do que a categoria EB-1, essa categoria de visto enquadra a maioria dos profissionais qualificados que imigram para os Estados Unidos.

Ambas as categorias (EB-1 e EB-2) permitem a mudança permanente dos portadores dos vistos e de seus cônjuges e filhos menores de 21 anos para os Estados Unidos. Ou seja, se um profissional é aprovado para obter um Green Card nestas categorias, seus familiares (cônjuge e filhos menores) também serão portadores de Green Cards, o que dá a eles o direito de residirem e trabalharem em território americano. Essas duas categorias de visto também não exigem que o pleiteante tenha uma oferta de trabalho prévia em território americano.

Mas como funciona a categoria EB-3?

Já na categoria EB-3, que é chamada de terceira preferência, o requerente deve ser um trabalhador qualificado com no mínimo 2 anos de experiência em seu campo de atuação; e esse trabalho qualificado deve ser certificado por alguma qualificação específica (treinamento ou certificado). Além disso, esse trabalhador precisa de uma oferta de emprego prévia nos Estados Unidos para conseguir o seu visto, e demonstrar que o tipo de trabalho que ele irá realizar requer a sua força de trabalho nos EUA (e que não há americanos disponíveis que possam realizar essa ocupação no momento). 

Nessa categoria de visto, um empregador americano precisa ser o sponsor do trabalhador estrangeiro, o que geralmente dificulta o processo de obtenção do visto, não por falta de empregos, mas sim pela necessidade do imigrante de conhecer uma empresa que faça essa oferta para que ele possa requerer o seu visto americano. Ainda, o trabalhador que conseguir a aprovação em uma categoria de visto EB-3 não consegue a aprovação imediata para seu cônjuge e filhos menores (estes precisam solicitar a obtenção de um Green Card após a aprovação do chefe da família).

Quais profissões dão Green Card?

Se você é um médico, dentista, psicólogo, engenheiro de software ou piloto de avião, a sua carreira está em alta nos Estados Unidos!

Se você possui mais de cinco anos de experiência nessas áreas, é provável que você seja elegível para um Green Card pela categoria EB-2.

Quer saber se você é elegível para um Green Card?

Quer saber se você é elegível para obter um Green Card? Preencha nosso formulário gratuitamente e entraremos em contato com você o mais breve possível.

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
Saiba Mais