Vistos americanos: quais são e como conseguir o seu

Blog
Vistos americanos: quais são e como conseguir o seu

Em busca de novas oportunidades na América? Se o seu sonho é viver nos Estados Unidos, esse caminho deve começar com a obtenção do visto americano adequado para a sua situação pessoal e profissional. Descubra agora quais são os principais vistos utilizados por imigrantes e estrangeiros residentes, e saiba mais sobre como conseguir o seu visto americano.

Categorias de visto

Se você quer visitar um país estrangeiro, ou até mesmo morar nele, você certamente precisará de um visto ou uma autorização prévia para realizar a sua viagem ou mudança. Essa autorização para visitar um país (visto de turista) é geralmente concedida por consulados locais do país que você deseja visitar. Não só os Estados Unidos exigem vistos para que você possua a autorização para entrar em seu território, mas também outros países que são muito visados por migrantes e turistas.

Os procedimentos da imigração desses países fazem diferentes exigências e qualificações para que você consiga seu visto de turista ou de residente permanente. Como o número de pessoas tentando visitar ou residir nos Estados Unidos e outros países é elevado, cada imigração tem diferentes métodos para selecionar as melhores pessoas para visitar e morar naquele determinado país, a fim de promover o maior bem-estar e desenvolvimento possível para aquela sociedade.

Facilmente o país mais visado por imigrantes no mundo, os Estados Unidos possuem rígidas regras para visitação e imigração. Se você quer imigrar para os EUA e conseguir um visto de residência permanente, é importante seguir totalmente todas as regras da imigração americana.

E quais são os vistos que me permitem estudar, visitar, viver e trabalhar nos Estados Unidos?

Vistos não-permanentes

Vistos de estudante e vistos de turista

Para que um estrangeiro possa estudar nos Estados Unidos, mesmo que em curtos períodos de tempo, como em um intercâmbio, é necessário que esse estrangeiro obtenha seu visto de estudante. A categoria de visto F é concedida para estudantes de universidades, escolas, conservatórios, seminários, cursos de idiomas e quaisquer instituições acadêmicas.

Um visto americano de categoria F permite ao portador realizar estudos em território americano e possui duração máxima de cinco anos. Este tipo de visto não permite que o portador trabalhe dentro do território americano e não garante que o portador possa ter um Green Card no futuro. 

Se alguém deseja somente viajar para os Estados Unidos como turista, essa pessoa precisará obter um visto americano de categoria B-2.

O visto americano de categoria B-2 é concedido pela imigração americana para todos aqueles que desejam visitar os Estados Unidos para realizar turismo, visitar parentes ou amigos, realizar tratamentos médicos, participar de eventos de organizações sociais, participar de eventos esportivos e musicais, e pequenos cursos recreacionais.

Também existe o visto americano de categoria B-1, que a imigração americana concede para aqueles que realizarão um negócio, contrato ou acordo comercial em território americano, ou aqueles que participarão de conferências científicas, educacionais, profissionais, ou de negócios nos Estados Unidos.

Vistos permanentes

Os vistos americanos permanentes são aqueles que concedem para os seus portadores o direito de residir e trabalhar permanentemente nos Estados Unidos, com direitos e deveres semelhantes aos dos cidadãos americanos. E aqueles que possuírem seus vistos permanentes, respeitando todas as leis americanas, poderão, em no mínimo cinco anos, pedir a naturalização americana, se tornando de fato cidadãos dos Estados Unidos da América.

Existem diferentes categorias de vistos americanos permanentes e diferentes maneiras de se obter um Green Card. Uma pessoa pode obter um Green Card através de sua família, empregabilidade, status como imigrante especial, status como refugiado e outras categorias. Mas, resumidamente, a maioria das pessoas que conseguem seus Green Cards utilizam suas conexões familiares ou experiência profissional para tal. 

Para aqueles que não possuem parentes de primeiro grau que são cidadãos americanos, o meio mais utilizado para imigrar para os Estados Unidos são as categorias de visto EB-1, EB-2, EB-3, EB-5 e EB-5. Nessas categorias de visto a experiência profissional e a expertise do candidato é utilizada para conseguir um Green Card, e os vistos EB-1 e EB-2 são para os profissionais mais qualificados em suas áreas de conhecimento.

E é por meio dos vistos EB-1 e EB-2 que os Estados Unidos recebem talentos de todo o mundo, ocasionando o famoso fenômeno da “fuga de cérebros” para o país. 

Na América toda a expertise é valorizada, e profissionais qualificados podem conseguir seus Green Card sem precisar de oferta de trabalho prévia nos EUA. O visto de categoria EB-2 é o mais utilizado pelos profissionais brasileiros que imigram para os EUA, dado a sua maior flexibilidade nos critérios de elegibilidade em relação ao visto EB-1.

E quais são os requisitos para conseguir um Green Card de categoria EB-2?

Visto EB-2 NIW: Quais são os requisitos?

Se você é bacharel e possui mais de cinco anos de experiência profissional, habilidades excepcionais ou extraordinárias em sua área de atuação, você pode ser elegível para um Green Card.

E, caso você seja aprovado para obter um Green Card por essa categoria de visto, seu cônjuge e filhos menores de 21 anos também serão contemplados com seus respectivos Green Cards.

Tudo isso sem que você precise de uma oferta de emprego prévia nos Estados Unidos. 

Sou elegível para um Green Card?

Quer saber se você é elegível para um Green Card? 

Preencha nosso formulário e entraremos em contato com você o mais breve possível.

Acesse também o nosso blog para mais conteúdos sobre imigração.

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
Saiba Mais