Blog
Tipos de vistos americanos (Guia completo)

Seja para visitar ou trabalhar e morar nos Estados Unidos, a realidade é que muitos brasileiros não conhecem os tipos de vistos americanos, que podem variar suas especificações de acordo com o objetivo da viagem e o tempo de estadia.

De fato, os Estados Unidos são um dos destinos mais procurados pelos brasileiros e, segundo o Itamaraty, mais de 1,7 milhões de pessoas vivem nos EUA, além daqueles que buscam o país para visitar a lazer, trabalho, estudo ou a negócios.

O sonho de muitos brasileiros foi adiado por causa da Covid-19, já que o agendamento para a emissão de novos vistos americanos ficou fechado desde maio de 2020.

Agora, em 2021, com o retrocesso da pandemia, avanço da vacinação tanto no Brasil como nos EUA, já é possível retomar os planos de morar e trabalhar legalmente em território norte-americano.

Neste artigo, você vai conhecer os tipos de visto americano, para quem se destinam, o que fazer para emiti-los e o tempo de espera, bem como as documentações necessárias.

Fique por dentro do assunto e saiba qual o mais adequado para o seu perfil.

Boa leitura!

O Visto Americano: o que muda depois da pandemia da Covid-19?

De acordo com o Correio Braziliense, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, liberou, a partir de 8 de novembro, a entrada de brasileiros no país e estima abrir novas vagas para a emissão de vistos ainda em 2021, diante da alta demanda.

Para isso, os brasileiros devem estar completamente vacinados, além de apresentar um teste negativo para a Covid-19, até três dias antes do embarque.

Para viajar, além do passaporte, é preciso que você tenha um visto americano, ou seja, a permissão do consulado para entrar, legalmente, no país.

Como já dissemos, o pedido de emissão de vistos e entrada em território norte-americano estavam suspensos desde o ano passado. Agora, com o avanço da vacinação, os processos estão sendo retomados.

Todas as vacinas contra o Coronavírus, aprovadas para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são válidas no embarque. Ou seja, todos os imunizantes utilizados no Brasil (AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen).

Crianças e adolescentes até 17 anos não precisam comprovar a vacinação, no entanto, devem apresentar o teste negativo antes do embarque.

Quais são os tipos de vistos americanos?

Atualmente, os Estados Unidos emitem diversos tipos de vistos de acordo com os objetivos dos estrangeiros. Eles variam conforme o motivo da viagem e o tempo de permanência no país.

Para que sua emissão seja bem-sucedida, é fundamental conhecer cada um deles e, assim, entender qual o tipo de visto americano mais adequado para o seu objetivo.

Vistos de Não Imigração

Os vistos de não imigração significam que o tempo de permanência no país possui um prazo de validade preestabelecido.

Em alguns casos, é possível renovar a permissão e estender o tempo de estadia; ou até mudar o tipo de visto americano, mediante alguma alteração enquanto você ainda está no país, como receber uma oferta de emprego, por exemplo.

São eles:

Visto de Turismo (Visitor Visa B)

Este visto é emitido para estrangeiros que querem apenas visitar o país, amigos ou familiares. Esta categoria também comporta quem tem o objetivo de fazer negócios em território americano.

Negócios — B1

Se enquadram nesta categoria:

  • Consultores de negócios;
  • Participantes de conferências científicas, ou conferências de negócios;
  • Pessoas que precisam negociar contratos e atender reuniões de negócios.

Turismo — B2

Se enquadram nesta categoria:

  • Lazer;
  • Visitação em datas comemorativas;
  • Visitação à familiares e amigos;
  • Tratamento médico;
  • Participação em eventos organizados por instituições sociais;
  • Participar de eventos amadores, ou seja, que não sejam pagos: eventos musicais, de esporte ou competições;
  • Fazer cursos de curta duração, por exemplo, uma aula por dois dias durante a viagem.

Lembrando que os estrangeiros com visto nesta categoria não podem trabalhar no país. Para isso, é preciso solicitar a mudança do tipo de visto através da U.S. Citizenship and Immigration Services – USCIS.

Visto Americano de Trabalho Temporário

Este visto se destina aos estrangeiros que pretendem entrar nos Estados Unidos para trabalhar de forma temporária, isto é, com um tempo de validade.

Neste caso, é necessário que haja uma oferta de emprego já existente e o empregador precisa, primeiro, emitir uma petição com a U.S. Citizenship and Immigration Services – USCIS. A petição deve ser aprovada para a emissão do visto de trabalho.

As categorias são:

H-1B: Person in Specialty Occupation — Pessoa com Ocupação Especial

Se adequam nesta categoria profissionais que são especialistas em alguma área. Neste caso é preciso:

  • Ter uma carreira acadêmica avançada;
  • Méritos notáveis;
  • Habilidades nos âmbitos científicos de pesquisa e desenvolvimento.

H-2A: Temporary Agricultural Worker — Trabalhador Temporário Rural

Destinado para trabalhadores rurais que irão exercer suas funções em um tempo limitado ou sazonal. O empregador precisa comprovar a necessidade da contratação de mão de obra estrangeira.

H-3: Trainee or Special Education Visitor — Trainee ou Estágio

É emitido para programas muito específicos de treinamento profissional, que não existam no país de origem. Além disso, a instituição formadora precisa garantir que não será um emprego.

L: Intracompany Transferee – Transferência de executivo da mesma empresa

Se enquadram nesta categoria, os executivos transferidos para escritórios americanos de multinacionais. Com um período de duração de um ano, podendo ser estendido até cinco ou sete anos.

O executivo deve possuir um cargo de gestão de alta capacidade ou de conhecimento especializado.

O: Individual with Extraordinary Ability or Achievement — Indivíduos com habilidades extraordinárias

Para pessoas com habilidades extraordinárias ou conquistas de excelência nas áreas da ciência, esporte, arte, educação e negócios. A duração é de até três anos.

Q-1: Participant in an International Cultural Exchange Program — Intercâmbio

Para participantes que irão realizar um intercâmbio de estudos, estágio ou trabalho. Por abranger um número maior de perfis, dispensa a petição de um empregador, no entanto, o aplicante deve ir sob o patrocínio dos programas de intercâmbio aprovados pelo Escritório de Assuntos Internacionais (ECA).

Vale ressaltar que, para a emissão do visto de Trabalhador Não Imigrante, é necessário que o empregador preencha o formulário I-129 no Consulado Americano, para a aprovação de USCIS. Uma vez aprovada, a USCIS irá mandar para o empregador o formulário I-797.

Com exceção da categoria Q-1, é possível que cônjuges e filhos menores de 21 anos recebam o visto na mesma categoria que você. No entanto, eles não poderão trabalhar, e você deverá comprovar como irá sustentá-los durante sua estadia nos EUA.

Visto Americano para Estudantes

É emitido para aqueles que irão estudar nos Estados Unidos. Este visto está dividido em duas categorias:

F: Para aquele que irão:

  • Estudar em uma universidade;
  • Escola de Ensino Médio;
  • Escola privada de Ensino Fundamental;
  • Conservatórios;
  • Outras instituições acadêmicas, incluindo programas de idiomas.

M: Estudos em instituições não acadêmicas, que não sejam programas de idiomas.

Vistos para Imigrantes

O visto para imigrantes é concedido para aqueles que desejam morar permanentemente nos Estados Unidos. Para isso, é necessário a emissão do Green Card EUA.

Green Card — Permanent Resident Card — permite que você trabalhe e more legalmente no país, além de dar acesso à educação, assistência médica e outros benefícios oferecidos pelo governo americano. Para isso, não é permitido ficar mais de um ano fora dos EUA. O Green Card precisa ser renovado a cada 10 anos.

Os vistos de imigrantes são:

Visto para familiares

visto com base familiar é concedido para estrangeiros que possuem um familiar direto com, no mínimo, 21 anos de idade, que seja um cidadão americano ou que possua um Green Card.

Ele está dividido em:

Familiares diretos: Vistos concedidos para aqueles que possuem vínculos diretos com um cidadão americano, como esposo, filho ou parentes. A emissão desse visto não é limitada a cada ano.

Relação familiar: Este visto é concedido a familiares mais distantes de cidadãos americanos ou imigrantes que possuam o Green Card e sua emissão é limitada a cada ano.

Visto para Trabalho

visto para trabalho permanente da categoria EB — Employment Based — permite que o estrangeiro trabalhe e more nos Estados Unidos. Aqueles autorizados com vistos de trabalho podem levar familiares (cônjuges e filhos menores de 21 anos).

Eles são:

EB-1: Employment First Preference — Trabalho de Primeira Preferência

Este visto é concedido para pessoas que possuem “habilidades extraordinárias” comprovadas nas áreas das artes, ciências, negócios e atletismo, reconhecidos nacional e internacionalmente por suas contribuições profissionais.

O estrangeiro não precisa ter uma oferta específica de trabalho desde que esteja entrando nos EUA para continuar seu trabalho na área e, para isso, precisa preencher o formulário I-140, junto à USCIS.

No caso de professores acadêmicos e pesquisadores, é preciso de, no mínimo, três anos de experiência comprovada, e reconhecimento internacional.

EB-2: Employment Second Preference — Trabalho de Segunda Preferência

É concedido para profissionais com diplomas acadêmicos avançados ou pessoas com habilidades extraordinárias.

Nesta categoria, o estrangeiro precisa ter a comprovação de seu trabalho aprovada pelo Departamento de Trabalho. Além disso, a oferta preexistente de uma companhia americana é necessária.

Esta categoria está dividida em:

  • Profissionais com diplomas avançados, como mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ou bacharéis com, no mínimo, 5 anos de experiência;
  • Pessoas com habilidades extraordinárias nos campos da ciência, artes e negócios.

EB-3: Employment Third Preference — Trabalho de Terceira Preferência

Pessoas com esse perfil precisam apresentar uma proposta de emprego nos EUA, além de um certificado de trabalho aprovado pelo Departamento de Trabalho.

Esta categoria está dividida em skilled e unskilled workers.

Skilled Workers: trabalhadores com, no mínimo, dois anos de treinamento ou dois anos de experiência. Esta categoria requer pelo menos um bacharelado em uma universidade americana, ou um diploma equivalente em uma universidade estrangeira.

Unskilled Workers: trabalhadores capazes de ocupar posições que exijam menos de dois anos de experiência.

Outras categorias de Imigração

Categoria de adoção

Para aqueles que adotam fora dos Estados Unidos.

Imigrante especial

Aqueles que se incluem em categorias especiais, como trabalhadores do Governo Americano.

Como tirar o Visto Americano?

Trouxemos um passo a passo simplificado do processo para emissão do seu visto. Acompanhe:

  1. Preencha o formulário de Visto DS-160;
  2. Realize o pagamento da taxa do visto (em boleto ou cartão);
  3. Agendamento a visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

No caso da entrevista, é necessário se apresentar com todos os documentos solicitados. A entrevista para o visto ocorre no consulado e o processo é feito em, no mínimo, dois dias, dependendo da Embaixada e/ou Consulado escolhido.

Vale ressaltar que pessoas de 14 ou com mais de 80 anos são dispensadas da entrevista, mas podem ser chamadas, caso a Embaixada ou Consulado julguem necessário.

Quais documentos levar para a entrevista para a emissão de visto?

  • Passaporte atual e anteriores, caso tenha;
  • Agendamento;
  • Formulário DS-160 finalizado;
  • Duas fotos coloridas;
  • Carta de matrícula;
  • Comprovante de acomodação;
  • Carta de custeio (caso utilize patrocinador);
  • Declaração de IR atual e com recibo de entrega;
  • 3 últimos extratos bancários (saldo mínimo de USD 1500 por mês de permanência nos EUA);
  • 3 últimos recebimentos mensais (holerites, contracheque, pró-labore ou decore);
  • Comprovação de estudos: matrícula, histórico escolar, diploma (caso tenha);
  • Comprovação de emprego: carteira de trabalho, carta do empregador, contrato social ou carteira de identidade profissional.

Quanto tempo demora para emitir o visto americano?

Caso você já tenha o passaporte, o prazo para emissão do visto varia entre 15 e 40 dias. Do contrário, é necessário, antes de tudo, providenciar o seu passaporte brasileiro, que fica pronto entre 7 e 45 dias.

Vale lembrar que, caso você não resida em uma cidade que possua uma Embaixada ou Consulado Americano, as despesas de deslocamento para a entrevista devem constar no seu planejamento financeiro.

Como a TS Immigration pode ajudar você a emitir o Visto Americano?

Somos amplamente qualificados para conduzir seu processo de concessão de visto da maneira mais transparente e eficiente possível.

Nossa equipe tem experiência comprovada e está habilitada para dar todas as orientações necessárias (critérios exigidos pelo Serviço de Imigração dos EUA) para a concessão do seu visto.

Além disso, contamos com advogados qualificados para facilitar os processos na área tributária. Trabalhando sempre de acordo com a legislação americana e com suas necessidades.

Conclusão

Com a reabertura dos pedidos para a emissão de vistos americanos, é fundamental conhecer cada um deles e identificar qual se encaixa melhor no seu perfil e necessidade. Essa etapa do processo pode reduzir custos, otimizar tempo e assegurar uma entrada tranquila nos EUA.

É possível contar com uma assessoria profissional durante todo o processo de concessão do seu visto americano e/ou Green Card e, assim, evitar dores de cabeça e imprevistos.

tipos de vistos americanos

Descubra qual tipo de visto americano é o ideal para você.

TS Immigration

Estamos prontos para atender você.

Complete o formulário, que entraremos em contato,
temos profissionais prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas sobre os vistos.

Não esqueça seu e-mail e telefone (whatsapp).