Se você possui outra cidadania além da brasileira, pode ser que você consiga obter um Green Card com maior facilidade. Isso ocorre porque existem duas categorias de visto que dão aos portadores a possibilidade de residir permanentemente nos EUA, (E-1 e E-2), que são chamados de Vistos de Tratado de Comércio e Investidor. Estes vistos são similares ao visto E-5, mas exigem menor valor para investimento nos EUA do que este último para a concessão dos mesmos.
Segundo o governo americano, estes vistos são concedidos para cidadãos de países com os quais os Estados Unidos mantêm tratados de comércio e navegação e são elegíveis de acordo com os critérios exigidos pela imigração americana.
E quais são estes países?
Dentre esta lista de países, estão: Argentina, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Polônia e Espanha. O Brasil não está nesta lista, logo, o visto de investidor para investidores brasileiros que não possuam outra cidadania é o de categoria E-5, que requer dos pleiteantes um investimento de no mínimo 800 mil dólares em território americano para a elegibilidade.
Mas, se você é brasileiro e possui a cidadania italiana, por exemplo, você poderá ser elegível para um visto nas categorias E-1 ou E-2, caso cumpra os requisitos da imigração americana. O visto E-1 é o visto do Tratado de Comércio, e o visto E-2 é o visto do Tratado de Investidor (E-2).
Os vistos E-1 e E-2 exigem menor investimento para a elegibilidade, o que faz com que muitos brasileiros com passaportes europeus tentem obter seus Green Cards através deles.
Elegibilidade dos vistos E-1 e E-2
O visto E-1 é adequado para as pessoas que realizam comércio entre os Estados Unidos e os países do tratado de classificação E-1. Neste comércio podem estar incluídos bens, serviços, serviços bancários, seguros, transporte, turismo, tecnologia e transferência de tecnologia. Já o visto E-2 é adequado para aqueles que desejam investir uma quantia substancial de dinheiro em um negócio nos EUA e entrem nos EUA para dirigirem ou supervisionarem esse negócio.
Se você quer imigrar para os Estados Unidos e possui uma cidadania que possibilite a elegibilidade para os vistos E-1 ou E-2, essa pode ser uma boa alternativa. Isso ocorre porque o visto de investidor para brasileiros é geralmente de categoria E-5, que exige um valor mínimo de 800 mil dólares de investimento nos EUA para a elegibilidade.
Mas ser elegível para um visto E-1 ou E-2 não faz deles automaticamente as melhores alternativas, pois você pode ser elegível em outra categoria de visto americano que te possibilite a obtenção de um Green Card.
O visto EB-2, por exemplo, contempla a maioria dos profissionais que migram legalmente para os EUA, e não requer oferta prévia de emprego, nem investimento nos Estados Unidos.
Visto EB-2: Quais profissões dão Green Card?
Se você comprovar que possui habilidades excepcionais com grau de expertise superior ao que é encontrado no mercado no seu campo de atuação profissional, ou deter habilidades de grau avançado, com formação superior e pelo menos 5 anos de experiência comprovada, e comprovar que seu campo de trabalho é de interesse nacional americano, você é elegível para solicitar um visto americano EB-2.
Profissões como a medicina, a aviação, a odontologia e a tecnologia da informação são de interesse nacional para os EUA e você poderá residir permanentemente no país juntamente com seu cônjuge e filhos menores de 21 anos caso você seja aprovado.
Cada caso é um caso, e o papel do escritório de imigração é te ajudar a escrever a melhor defesa possível para te ajudar a ser aprovado no processo de obtenção de seu visto americano.
Vamos tirar o seu sonho americano do papel?
Se você quer imigrar para os Estados Unidos, a TS Immigration pode te ajudar! Nós temos o know-how necessário para que você realize o seu processo de imigração ao lado de sua família da melhor maneira possível.
Quer saber se você é elegível para um Green Card?
Preencha nosso formulário gratuitamente e entraremos em contato com você o mais breve possível.